Marketing de Liderança: promover a liderança como estratégia.
Como tornar a liderança mais visível? Como criar relações mais fortes com clientes e colaboradores? O marketing de liderança utilizado para aumentar a visibilidade de líderes, exerce poder de influência, criar conexão, fortalece marcas e gera novos negócios. No marketing digital esta estratégia torna-se uma excelente forma de comunicação e de branding.
O objetivo de qualquer diretor de marketing é criar relações duradouras, seja com clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores. No marketing digital procura-se ultrapassar a barreira tecnológica com inúmeras estratégias de personalização e fidelização. Para que tal aconteça é necessário criar empatia e conexão com todos os stakeholders. Quando pensamos em criar conexão entre colaboradores é fundamental trabalhar a missão, a visão e os objetivos de longo prazo. Contudo, se não existir uma cultura saudável e estimulante torna-se difícil unir pessoas. O segredo das conexões são as experiências, do passado e do presente e as aspirações em relação ao futuro. Mas não fiquemos pelos colaboradores, cada vez mais os clientes procuram estabelecer conexões emocionais com marcas, empresas e principalmente pessoas.
Foco no cliente ou foco nas pessoas?
O foco no cliente já não suficiente cada vez mais o foco se direciona para o ser humano e áreas transversais ao bem-estar comum. O ser humano procura por relacionamentos de confiança que o façam sentir seguro e apoiado. Segundo a “Engage for Sucess”, marcas com foco no cliente são mais bem-sucedidas do que aquelas que se focam em si mesmas. Em minha opinião, os colaboradores são mais importantes do que os clientes, porque se estes estiverem bem conectados com a empresa o sucesso e a satisfação dos clientes é garantida. A minha experiência revelou-me isso mas todas as opiniões são válidas.
Porquê a liderança como estratégia de marketing?
Para criar maior conexão, empatia e visibilidade partindo de dentro para fora.
“A Liderança é a alma de qualquer empresa ou organização.”
Elsa da Silva Gonçalves
Se no marketing tradicional a liderança assume esta importância, no marketing digital, com inúmeros empreendedores digitais, o poder de influência é ainda maior, pela força das redes sociais. A reputação de uma marca ou empresa é construída pelas experiências proporcionadas aos clientes, colaboradores e restantes stakeholders. De acordo com “Hinge Marketing” A percepção do público é o que diferencia “empresas queridas” de empresas com má reputação. E essa perceção deverá ser desenvolvida através de 2 formas:
- Branding
- Foco no Consumidor
Se por um lado, o branding de conteúdo é uma premissa do marketing, a liderança é essencial para criar proximidade com o consumidor. O marketing de liderança é uma estratégia que permite aumentar a visibilidade da “experiência especializada”, acelera a influência do mercado e envolve uma “liderança de pensamento”. Um “Líder de pensamento” é segundo a mesma fonte, pessoas ou empresas reconhecidas pelo seu conhecimento especializado e que exercem influência no seu mercado de atuação. São especialistas e influenciadores sobre determinada matéria.
Semelhanças entre Liderança de Pensamento e Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação mais ampla, a liderança de pensamento é conteúdo mais específico no ramo do marketing de conteúdo. São pessoas que se diferenciam pela sua forma de pensar, extremamente inovadora, que antecipa tendências e/ou resolve problemas comuns. É o caso de líderes de pensamento como Steve Jobs, Bill Gates, Elon Musk. São pessoas com uma visão que entra facilmente em desacordo com a sabedoria convencional.
Acontece que muitos “Líderes de Pensamento” podem ter um extremo potencial mas não têm a visibilidade suficiente para exercer influência no seu mercado. O marketing de liderança vem colmatar este problema dando mais visibilidade ao seu conhecimento e experiência.
Benefícios do Marketing de Liderança
Aumentando a visibilidade de marcas e empresas, o marketing de liderança contribui para:
- acelerar o crescimento da empresa
- aumentar a rentabilidade
- fortalecimento de marcas
- atrair talento
- captar novas oportunidades
Porquê uma estratégia de marketing de liderança, no digital?
Quando pretendemos criar conexões qual é o elemento chave? As emoções e o poder de influência. Quando se promove um líder pela sua autoridade de pensamento relativamente a determinado assunto, está a ser criada a sua influência social. Por outro lado, também se está a humanizar essa empresa/organização dando-lhe um rosto. A expressão “dar a cara” por algo pode ser aplicada a esta estratégia, é uma forma do líder “descer do seu pedestal” e dar-se a conhecer melhor ao seu público interno e externo.
A força das marcas cada vez mais passa pelo poder de influência que ela exerce nas pessoas, mudando formas de pensar, sentir e agir. O líder de pensamento pode ser utilizado como força motriz ajudando a marca a construir credibilidade e confiança.