Os 10 mandamentos da Autoliderança

“Como criar uma equipe da forma certa”

Este livro reflete 10 sessões de coaching com de estratégias para desenvolver os meus 10 mandamentos da autoliderança, com exercícios, perguntas e vários desafios. Se o que pretende é ter a equipa certa, comece por criá-la da forma certa, começando pela sua autoliderança e depois treinar a autoliderança da sua equipa.

"Comece bem para alcançar o bem que almeja alcançar."

Muitas foram as conversas que tive com empresários e diretores a queixarem-se das suas equipas. E eu concordo que o mais difícil é lidar com pessoas. No entanto, o problema não está apenas no outro, por vezes aquilo que vemos é um reflexo de nós mesmos. É muito mais fácil criticar quem está à nossa frente do que quem está dentro de nós. Sim, nós mesmos. Os nossos olhos só veem o que é exterior a nós, o nosso interior é lido através da nossa consciência. E para muitos este é um tema que não interessa, o desenvolvimento pessoal é desvalorizado e quando atendido é quem mais precisa que não frequenta as sessões de aprendizagem.

Desafios da liderança

Liderar uma equipa da forma certa requer começar bem desde o início. E começar bem desde o início implica saber escolher as pessoas que quero a trabalhar comigo. Saber escolher as pessoas que quero a trabalhar comigo requer autoconhecimento. Porquê? Pois, se eu não souber reconhecer os meus pontos fortes e fracos e quais são as competências que me vão trazer mais benefícios, como poderei fazer um bom recrutamento?

No entanto, escolher a pessoa certa além de não ser fácil, o mais difícil é mantê-la. Ou pensa o leitor que ao recrutar o profissional com as competências abcdef…xyz se vai manter muito tempo na sua empresa, se não souber liderá-lo?

E liderar não é dizer para fazerem o que digo, é dizer façam como eu faço. Como pode exigir que os seus colaboradores sejam responsáveis, se você não se responsabiliza por eles? Como pode a sua equipa ser autónoma se não lhes dá liberdade? Como pode querer alcançar resultados se define objetivos inalcançáveis?

A resposta a todas estas perguntas está na autoliderança. E acredite liderar-se a si mesmo é bem mais difícil do que liderar outros.

Desafios da Autoliderança 

Ao escrever este livro tomei consciência que a história da minha vida tinha por título a autoliderança. Desde saber posicionar-me, descobrir o que me realiza, lutar meus pelos sonhos, superar os meus medos e a mim mesma e fundamentalmente: ter autodisciplina. Passados 20 anos no treinamento de equipas e líderes escrevi um livro. Inicialmente um e-book que reunia os meus 10 mandamentos da autoliderança, acrescidos de exercícios de coaching. O resultado foi este:

-1-

TER AUTOCONSCIÊNCIA.

 

Consciência sobre si mesmo, do seu estado real e desejado.

 

-2-

INVESTIR NO AUTOCONHECIMENTO.

Aprender sobre si próprio é a chave para abrir a compreensão do que o rodeia.

 

-3-

DESENVOLVER A AUTOMOTIVAÇÃO.

Motivos pelos quais se empenha em fazer algo e que vêm de si e não de estímulos externos.

 

-4-

AGIR COM AUTODETERMINAÇÃO.

Liberdade é ter capacidade para decidir sobre si mesmo(a).

 

-5-

AUTODISCIPLINA COMO REGRA Nº1.

Assumir a responsabilidade de realizar tarefas em função de regras e rotinas.

 

-6-

LIDAR COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

Autorregular as emoções, pensamentos e comportamentos sem interferência externa, permitem agir em vez de reagir.

 

 -7-

REALIZAR COM CRIATIVIDADE.

Capacidade para criar novas possibilidades e inovar perante as adversidades.

 

-8-

MARCAR COM INFLUÊNCIA.

O efeito que exerce sobre o comportamento dos outros é essencial para liderar.

 

-9-

SER AÇÃO.

Definir objetivos e metas que permitam alcançar os objetivos a curto e médio prazo.

 

-10-

ATITUDE PARA EVOLUIR.

Para desenvolver a autoliderança é essencial abrir espaço para novas aprendizagens e aperfeiçoamento de competências.

 

 

Já agora se tiver curiosidade em saber mais o livro está disponível na Amazon em e-book e capa. Ao escrevê-lo foi com o intuito de o ajudar a compreender melhor a fórmula que o ajuda a ter a melhor equipa consigo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados