O que é ser um embaixador de uma marca

Marcas são valores intangíveis das empresas que nalguns casos, valem fortunas, marcas movimentam pessoas e transformam consciências. Para que uma marca seja conhecida (brand awareness) pode ser utilizada uma estratégia de comunicação consistente e assertiva através de um embaixador de marca. O conhecimento de uma marca pode ser conseguido num curto espaço de tempo, depende dos meios, canais de comunicação e claro da mensagem que é transmitida. Sabemos que quanto maior a abrangência da comunicação ao nível dos 5 sentidos (visão, olfato, audição, tato, paladar) maior é a eficácia da comunicação, se a estes adicionarmos as emoções o efeito é muito maior. Os embaixadores de marca podem ser utilizados na estratégia com esse fim, dar emoção à marca, vejamos como.

O que é um embaixador de uma marca?

Um embaixador de marca é alguém que dá o rosto por uma marca e que se identifica, genuinamente (sob o meu ponto de vista), com os seus valores, cultura e visão. Não é necessário que esta pessoa seja uma celebridade, apenas que lhe seja reconhecida autoridade sobre o assunto, pode ser um cliente, um funcionário, uma pessoa célebre, um influenciador digital. Um embaixador de marca é mais do que um promotor, ele é o primeiro ponto de contacto entre o cliente e a marca, seja através das suas publicações nas redes sociais ou aparições públicas.

O que faz um embaixador de uma marca?

Um embaixador de marca além de promover a marca é o elo de ligação entre a mesma e o seu público. Comunica com ele tudo aquilo que a marca quer transmitir, desde a sua identidade (visão, missão, valores e princípios) ao trajeto que está e pretende percorrer. A escolha de uma embaixador de marca deve ser bastante criteriosa, sobretudo ao nível dos valores, missão e visão, deve haver claramente uma identificação.

Benefícios ao adotar um embaixador de marca

Existem várias marcas a recorrer a esta estratégia, no caso do embaixador ser alguém famoso e com um número elevado de seguidores, como o caso conhecido da marca italiana Nespresso e George Clooney é claro que a divulgação da marca no seu raio de influência vai trazer notoriedade, potenciais clientes e/ou seguidores para a marca. Caso o embaixador não seja célebre, funciona como uma personificação da marca, dar-lhe um rosto, humanizá-la. É uma forma de criar uma conexão mais próxima entre a marca e o público, é dar emoções à marca.

Critérios na escolha da nossa embaixadora de marca

Existem vários critérios na seleção de um embaixador de marca, cada marca identifica aqueles que são mais importantes e o processo decorre à volta das suas prioridades. No caso da nossa marca IMDIGU queríamos dar-lhe o rosto de quem a fundou, para que valores como o amor, a doação, a força, a coragem, a resiliência, a superação fossem transmitidos. Quem melhor do que uma mãe para transmitir estes valores? Outro critério foi o atribuir um rosto familiar à marca. Queríamos que fosse alguém que acompanhasse toda a evolução da empresa desde o seu início até ao momento, portanto quem melhor do que a fundadora do Impact Leaders Institute? Outro critério foi simplificar a comunicação através das redes sociais. Associando a fundadora à marca só iria facilitar a comunicação em termos de contas em plataformas, dos seguidores que acompanham o seu trabalho há vários anos, da linguagem utilizada, dos conteúdos a serem produzidos, a facilidade de aplicação, custos, etc.

A grande vantagem ao criarmos uma empresa ou marca é a liberdade com que podemos colocar em prática as nossas ideias e ideais, é fazer tudo aquilo que gostaríamos que nos fizessem se trabalhássemos por conta de outra empresa. Portanto assim é atribuído à nossa fundadora, o título de embaixadora da marca IMDIGU.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recomendados