Ter autoliderança é fundamental para quem quer alcançar objetivos. Quando se navega sozinho, principalmente no início, a liderança sobre si é um desafio constante. O que fazer para dar os primeiros passos? Podemos refletir sobre as perdas de não o fazer, sobre os porquês dos grandes passos, as motivações verdadeiras e compreender que nós conseguimos tudo o que queremos. O conceito de autoliderança pressupõe ter força de vontade para fazer acontecer, é assumir a responsabilidade da nossa vida e que medos e bloqueios todos têm, só temos é de os reconhecer e descobrir como ultrapassá-los.
“Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”
Mahatma Gandhi
Encontrar um marco temporal
Hoje é dia 2 de janeiro de 2023. Um novo ano se inicia, uma oportunidade para um novo ciclo. A recuperar de uma gripe, aqui me lanço… a vontade não é muita, os arrepios no corpo, os pés frios e o desconforto da garganta querem vencer este meu desígnio. Este é o momento certo. Não me importo com a exposição, sei que isso me vai obrigar a novas rotinas e que ficarei mais vulnerável… Há muito tempo que tenho este desejo, desde que frequentei a pós-graduação em web marketing, em 2012.
As perdas de não fazer
10 anos de oportunidade perdidas, com algumas tentativas pelo meio que me fizeram recuar. Opiniões contra, poucos resultados, preservar a minha privacidade tudo isso contou para me manter numa “zona segura” e longe de críticas. Nos últimos anos, senti que a paixão esmorecera… tentei lembrar-me do que me fazia sentir viva enquanto diretora de marketing e daquilo que me fez sair do mundo corporativo.
Os meus porquês, as motivações para o fazer
A criatividade é sem dúvida aquilo que me faz vibrar, pensar “fora da caixa”, definir estratégias, encontrar soluções, tudo isto fazia parte do meu dia-a-dia. Contudo, fui perdendo o fascínio por trabalhar por conta de outrem. Salários pouco atrativos, ambientes de trabalho tóxicos, ausência de lideranças saudáveis, falta de ética… foram os motivos principais para “fechar a porta” mas sobretudo pouca liberdade. Liberdade para conciliar a vida pessoal com a profissional, liberdade de expressão, liberdade de ação…
Tudo começa por um pequeno passo
O Impact Leaders Institute (ILI) foi fundado em 2021 com a missão de capacitar pessoas para uma liderança com um impacto positivo nas empresas e na sociedade. Para tal, são essenciais criatividade, foco, estratégia e claro… autoliderança.
Conceito de autoliderança
Defino autoliderança como a capacidade de tomarmos as “rédeas” da nossa vida, sermos os nossos próprios líderes e chefes para nos incentivar e guiar mas também ter a determinação para usar um pouco da nossa força da autoridade quando assim for necessário.
Ter autoliderança é assumir a responsabilidade da nossa vida, todos os dias, os bons e os maus.
Elsa da Silva Gonçalves
Assumir a responsabilidade é a chave de qualquer mudança. A partir do momento em que percebemos que temos na nossa mão o poder de fazer escolhas e que as nossas decisões são escolhas, deixamos de ter poder dar a desculpa do(s) outro(s) pelos resultados que obtemos. Ter autoliderança é desenvolvermos em nós próprios todas as competências de um líder, só desenvolvendo a nossa liderança é que poderemos liderar os outros com mestria.
Autoliderança para Líderes Digitais
Hoje é lançado o e-book “Autoliderança para Líderes Digitais”, o primeiro de um conjunto de “Cadernos da Liderança Digital” que iremos criar ao longo deste ano. Ter autoliderança pressupõe um desenvolvimento pessoal que quando iniciado continuará a crescer. Da autoliderança fazem parte algumas habilidades como:
- autoconsciência
- autoconhecimento
- automotivação
- autodeterminação
- autodisciplina
- inteligência emocional
- criatividade
- influência
- 1-2-3 ação
- evolução
Com a ajuda de algumas ferramentas de coaching estas habilidades podem ser melhoradas/desenvolvidas ao longo deste e-book que compila ensinamentos, conhecimento e dicas adquiridas ao longo de mais de 20 anos. Líderes e empreendedores digitais muitas vezes sentem-se sozinhos a navegar num ambiente altamente competitivo e dinâmico. Em pouco tempo querem sair do zero e passar para milhões. O sucesso constrói-se passo a passo para que seja sustentável. Por isso, autoliderança é a competência rei para que cada passo seja conquistado e podermos ser realmente felizes.